Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fenômeno solar foi visto no interior de Alagoas neste domingo!


Círculo luminoso em torno sol foi registado por moradores do interior.
Halo é causado por cristais de gelo refletidos no sol, diz meteorologista.



Um grande círculo luminoso que se formou em torno do sol na tarde deste domingo (17) chamou a atenção de dezenas de moradores no interior de Alagoas. As reações, que variavam entre medo e admiração pelo fenômeno natural, provocaram discussões nas rodas de amigos e em redes sociais.
No município de São Sebastião, agreste alagoano, o universitário Wilton Santos notou o fenômeno quando saía do trabalho, por volta das 14h, e registrou o momento. "Uma amiga viu e me mostrou. Achei muito interessante e quis uma foto", disse "Notei um outro corpo próximo ao sol, pensei ser um efeito da minha câmera, então pedi ao meu primo para fotografar da câmera dele e apareceu a mesma mancha".
Santos afirmou que não havia visto algo parecido antes. "Confesso que deu um pouco de medo. Comecei a pensar que fossem erupções solares que ocorrem a cada 150 anos, segundo pesquisei no site da NASA", contou.
No município de São José da Tapera, alto Sertão alagoano, o estudante João Flávio Fontes Almeida também viu o círculo em volta do sol. "Estava na piscina de casa com outras 20 pessoas e fiquei surpreso com aquilo. Nunca tinha visto, mas é algo bonito de se ver", contou. "Vários amigos meus da cidade tiraram foto e compartilharam nas redes sociais", completou.

Halo solar é causado por nuvens 


O fenômeno chama-se halo solar, segundo o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Emanuel Teixeira.
De acordo com Teixeira, o fenômeno é causado por gotículas de gelo, em formato de cristais, que quando desprendem das nuvens são refletidas pela luminosidade do sol.
"Esses cristais de gelo são comuns em nuvens do tipo cirrus, que por se formarem na alta atmosfera acabam formando essas gotículas geladas", contou. 
Segundo o meteorologista, o fenômeno não oferece risco à saúde do homem. "O halo solar é inofensivo e pode acontecer em qualquer estação do ano. Não consegui ver o fenômeno aqui na capital porque possui muita nebulosidade". disse.
O halo solar também foi visto em Arapiraca e cidades do estado de Pernambuco.
Para ler mais notícias, clique AQUI e Também curta nossa página Facenordeste !
FONTE: Globo.com

1 comentário:

  1. moro em Recife, mais precisamente em casa a,amarela e tbm vi, ao meio dia...

    ResponderEliminar

▲ Topo